A nossa primeira Pavlova não se esqueçe !

2 comments


Mais um almoço de Domingo em família... nem era para ser, mas :
1º- com o J. com uma otite daquelas, lá se foi a aula de natação de domingo de manhã
2º- como não vamos estar por estas bandas pela Páscoa lá decidimos visitar os avós desta vez paternos...
Como era assim meio dia de festa, apetecia-me levar uma sobremesa festiva, daquelas bonitas que fazem arregalar o olho, sabem como é? ... Andei a pesquisar nos suspeitos do costume para me inspirar...

O That Cake Sweet da Sandra tinha uns Quindins mesmo mesmo a chamarem por mim (que estão reservados no To Do List- espreitem só aqui...pois), mas as Pavlova da Vera Ferraz do Hoje para Jantar não me saíam da cabeça. 

Nunca tinha feito nenhuma, mas como sei que a minha Sogra gosta muito de suspiros, ganhei coragem e lá fui para a cozinha...o problema é que a Pavlova é por si só uma sobremesa muito calórica e como o meu Sogro é Diabético não podia abusar (senão ainda punha o senhor com uma hiperglicemia daquelas) pelo que foram feitas algumas alterações...mas tb um dia não são dias, certo?

Olhem modéstia a parte acho que não correu nada mal...mas vejam e tirem as vossas conclusões...
A verdade é que não sobrou nadinha nadinha... ah e não é assim tão difícil, experimentem!




Pavlova de Chocolate com Morangos

Ingredientes para a Pavlova:

180g de claras ( 5 claras de ovos L)
300g de açúcar
1 colher de sopa de vinagre balsâmico
1 colher de sopa de amido do milho (Maizena)
1 pitada de sal
2 colheres de sopa de cacau 
50 g de chocolate de culinária 70% cacau picado (dei uns golpes de Turbo na Bimby e pronto...)

Ingredientes para o recheio e cobertura:

250g de queijo mascarpone
1 iogurte grego ligeiro de morango
1 iogurte natural
2  + 2 colheres de sopa de açúcar em pó
250g de morangos

Modo de Preparação da Pavlova:

Pré-aqueça o forno a 180ºC.

Deite as claras (sem vestígio de gemas) numa taça completamente seca, sem gordura.  (ouvi dizer que se for de metal melhor.)Junte uma pitada de sal e comece a bater com uma batedeira elétrica.
Quando as claras já estiverem em espuma, junte um pouco de açúcar. Continue a bater, sem parar e lentamente vá acrescentando o açúcar, colher a colher. Bata até deixar de sentir os grãos de açúcar.(não desespere...demora um bocadito).
Numa tacinha, junte o amido de milho com o vinagre. Junte esta mistura ao merengue e bata até estar bem envolvido. 
Peneire o cacau para dentro da taça, junte o chocolate partido e envolva cuidadosamente com uma colher.
Com a ajuda de um prato, desenhe numa folha de papel vegetal o número de círculos igual ao número de camadas com que quer montar a pavlova. Só usei 2 camadas.
Coloque a folha num tabuleiro e deite o merengue, cuidadosamente, preenchendo cada círculo.
Reduza a temperatura para 150ºC e leve o tabuleiro ao forno durante cerca de 1 hora. 
Deixe arrefecer dentro do forno. Resista a tentação de abrir a porta do forno!



Modo de Preparação do recheio

Numa taça, misture os iogurtes, o queijo e 2 colheres de sopa do açúcar em pó. Bata com uma batedeira para que fique sem grumos. Reserve.

Para a calda de morango :

Parta 50 g de morangos em pedaços e junte as restantes 2 colheres de açúcar em pó e triture com a ajuda da varinha mágica.


Montagem:

Coloque a primeira camada de suspiro no prato de servir.
Deite uma pequena camada de iogurte e queijo batido e por cima espalhe alguns morangos e regue com alguma calda. Repita .
Reserve uma quantidade maior de morangos e calda  para a última camada. 

Se não tiver diabéticos em casa pode sempre também colocar uma camada de chocolate derretido...

Bom Apetite!


2 comentários:

  1. Olá Nita,

    olha que os quindins são tão bons, a minha vizinha já me pediu para fazer para a Páscoa.
    Andas a ler os meus pensamentos, é que andava à procura de uma receita que usasse as minhas 10 claras de pão-de-ló e claro que quando li 5 já me decidi :)
    Está perfeita, vou tentar que a minha fique assim tão boa como a tua, a primeira vez que fiz nem sei que chamar aquilo!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Está perfeita! Linda de morrer e faz-me salivar compulsivamente!

    ResponderEliminar