Convidei para jantar...um francês que não come carne !

9 comments

Por aqui hoje celebra-se a 4ª edição do projeto “Convidei para Jantar…”, inicialmente nascido no Anasbageri, que nesta edição assenta arrais no Menu Verde da Pami.

A Pami lança-nos o enorme desafio de convidar um realizador de cinema a nossa escolha.
E a escolha não estava nada fácil… A anfitriã convidou o Tim Burton…

A minha primeira escolha seria sem dúvida o mexicano Alejandro González Iñárritu.
Mas o blog da Pammy é na sua essência um “No meat” food blog, e Iñárritu é demasiado carnívoro, por isso hoje para jantar convidei um dos meus Realizadores preferidos que é também um homem que não come carne.

Foi ainda na minha adolescência que nos conhecemos, ainda o Michel Gondry realizava sobretudos videoclips musicais, os mais espetaculares na minha humilde opinião, como os da cantora islandesa Björk.
Lembro-me da primeira vez que vi o videoclipe do single “Human Behaviour” e como me impressionou.
Trabalhou e continua a trabalhar com os mais variados nomes da música mundial como: Daft Punk, Chemical Brothers, Kylie Minogue,Beck, The White Stripes,Radiohead

Desde aí fiquei atenta ao percurso do Michel e em 2004 quando vi a sua assinatura como realizador do Eternal Sunshine of the Spotless Mind (um filme com um titulo de Kafka :))soube que era uma pelicula que não podia perder. E assim não foi com surpresa que descobri um dos meus filmes preferidos.

Em 2005, surpreendeu-me com um documentário sobre Block Party, voltando as raízes musicais.

Mas em 2006, dirigiu dois dos meus atores preferidos, o magnifico Gael Garcia Bernal e a sempre “supercool “ Charlotte Gainsbourg e brindou-me com um dos filmes mais divertidos e com mais significado que já vi, La science des rêves.


Por isso para um francês que não come carne foi servida uma Lasanha Ratatouille.
Vai uma fatia?
Espero que gostem :) !



Lasanha Ratatouille

Ingredientes:
- 1 embalagem fresca de placas de lasanha
-1 courgette
-1 beringela
- 200g de cogumelos
-1 cenoura
-3 tomates maduros
-10 tomates cherry
-1 cebola
-1/4 pimento
-2 colheres de sopa de azeite
-100ml de vinho branco
-2 queijos mozarela fresca (partido em fatias finas)
- 1 pacote pequeno de bechamel de compra (se preferir pode sempre fazer, desta vez não tive tempo)
-queijo ralado
- sal e pimenta

Para o recheio:
Pique a cebola e num tacho adicione as colheres de azeite e deixe refogar até dourar. Adicione então a cenoura e os cogumelos e deixe refogar por 10minutos ou até os cogumelos estarem tenros. Acrescente a courgette e a beringela, os tomates partidos em pequenos cubos, o pimento e sal a gosto. Coloque o vinho branco e deixe apurar. Quando os legumes lhe parecerem bem tenros desligue do lume e envolva os tomates cherry. Retifique os temperos e reserve.

Para a montagem:
Pré-aqueça o forno a 200ºC
Num tabuleiro de forno previamente untando com azeite, coloque uma camada de placas de lasanha, por cima uma camada de legumes e o queijo mozarela fatiado.
Repita esta ordem, até acabar o recheio e o queijo, por fim coloque as ultimas placas de lasanha e sobre elas verta o bechamel e polvilhe com o queijo ralado.
Leve ao forno pré aquecido durante 20minutos ou até dourar.
Bom apetite!

9 comentários:

  1. Parabéns pela magnífica escolha!
    Adoro e o Eternal Sunshine é um dos meus filmes favoritos (guardo bem à mão o dvd).
    E a receita perfeita.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Olá Nita, desde já os meus parabéns pelo blog, não fosse o Convidei para jantar, não conheceria! Agradeço também a tua participação, e por teres trazido este brilhante cineasta à tua mesa. La science des rêves, é também um dos meus filmes preferidos de sempre, e já agora deixo-te uma sugestão, vê o filme The Fall the Tarsem Singh, é algo assim mágico, do género...
    Agradeço também a tua dedicação na confecção desta deliciosa lasanha! Gostei do termo Lasanha-ratatui hehe, as minhas também costumam ser algo assim ;)
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  3. Pami Sami obrigada pela visita e pela sugestão...acabei de ver o trailer e promete :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Olá Nita, por causa deste projeto, hoje conheci o teu blogue!
    Vou ficar por aqui a passear um bocado!
    Gostei muito desta receita... que linda está!
    Bjs

    http://tentacoesobreamesa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Obrigada Lenita e sê muito bem-vinda :)!

    ResponderEliminar
  6. Hummm...mais um filme para a minha lista de "filmes a ver" esse "La Science de Rêves". A lasanha está perfeita.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Adorei a sugestão, principalmente porque adoro lasanha, adoro ratatouille e ando a tentar eliminar a carne das minhas refeições!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Olá!
    Antes de mais desculpa o atraso da minha visita. Muito obrigada por participares e desta forma tb nos dares a conhecer o teu blogue do qual estou a gostar muito.
    Eternal Sunshine of the Spotless Mind é um dos meus filmes favoritos. Toca-me mt porque foca um tema com o qual todos já alguma vez nos identificamos. Todos já desejámos esquecer, apagar uma pessoa da nossa memória. Náo me canso de ver o filme, n só pela história como pelas belíssimas imagens que acompanham a narrativa. Um filme brilhante.
    Gostei da receita, eu n como carne e esta lasanha parece-me uma delicia!
    Um abraço e até breve

    ResponderEliminar
  9. Obrigada a todas pela visita!

    Anasbageri o teu blog é sempre uma fonte de inspiração e o projeto “Convidei para Jantar” é absolutamente irresistível, gosto especialmente do facto de as datas de publicação sejam mensais o que facilita imenso a publicação.

    Martina, Sabores com contraste, não conhecia o teu cantinho, fui espreitar e fiquei fã :). Tens umas fotos lindas. E tanta comidinha boaaaa.

    ResponderEliminar