Uma refeição vegetariana e um compromisso

1 comment
Hoje trago-vos uma história simples...o equilíbrio do entendimento. Todas as relações requerem cedência mútua (pelo menos as que resultam), e aqui em casa começa na cozinha.
O P. não gosta de peixe, e por mais que até goste de alguma carne, ser carnívora em todas as refeições estava fora de questão...por isso chegamos a um compromisso...refeições vegetarianas...e adoramos.

Não por convicção ou por saúde, apenas por gosto e ponto de encontro!
Também vos digo que em tempo de crise saem bastante em conta...

Ah, também tenho que agradecer à Joni, que desde que descobriu este meu cantinho, pôs à minha disposição a sua colecção de livros culinários. A receita de hoje é adaptada de um dos seus livros ( foto).
Espero que gostem!





























Ingredientes para 4 pessoas:

- 2 beringelas grandes
- 400g de tomate fresco ou enlatado
- 2 cenouras grandes
- 1 courgette grande
- 1 cebola média
- 2 dentes de alho
- azeite
- molho de soja
- sal
- limão
- 1/2 pimento vermelho
- farinha 
- 3 ovos
- queijo mozzarela fresco
-queijo mozzarela ralado


Comece por tirar os talos às beringelas , lavá-las e cortá-las no sentido do comprimento em tiras de cerca de 1 cm de espessura. Tempere-as com sal e limão e reserve.

Entretanto escalde os tomates se forem frescos, pele-os, remova os pés e sementes e corte-os aos bocados.

Coza os ovos.

Faça um refogado ,com a cebola picada finamente e quando e esta estiver dourada acrescente o alho também picado finamente. Adicione depois as cenouras partidas aos cubos e posteriormente a courgette também partida aos cubos, vá regando com 1 colher de sopa de molho de soja (não coloque sal pois o molho de soja já contém bastante sal). Quando estes legumes estiverem a amolecer, adicione os tomates e o pimento e mais 2 colheres de sopa de molho de soja e deixe estufar cerca de 25 a 30m.

Passe as fatias de beringela por farinha e frite-as dos 2 lados numa frigideira com o fundo preenchido com azeite, até estarem douradas.Escorra-as em papel de cozinha.

Pré aqueça o forno a 190ºC ,corte o queijo mozzarela fresco em cubos, descasque os ovos cozidos e parta-os às rodelas.
Pincele um tabuleiro com uma colher de sopa de azeite.Forre o fundo do tabuleiro com uma camada de beringelas, distribua a mistura de legumes uniformemente e depois disponha as rodelas de ovo e os cubos de mozzarela. Seguindo esta ordem, encha o tabuleiro até todos os ingredientes se esgotarem. (Deve dar 2 camadas). No final polvilhe com o queijo mozzarela ralado e levo ao forno quente durante 20-30m.

1 comentário:

  1. Sim senhora, amiga!! K lindo blog!! já sou tua seguidora nº1!! ;)) Beijokas Katy Lopez

    ResponderEliminar