Cupcakes de Caramelo para a Sílvia... e não só!

Leave a Comment
Eu adoro cozinhar, e se para uns é uma arte, para mim é um momento de descontracção, mas é sobretudo um momento de partilha...por isso gosto especialmente de cozinhar para quem aprecia a comida no verdadeiro sentido da palavra...o P. é o meu provador oficial de todas as minhas invenções! No entanto, a Sílvia é uma dessas pessoas sempre disposta a experimentar novos sabores e texturas, e por isso foi nomeada provadora oficial deste blog, desde que elaborasse a sua critica gastronómica de cada artigo saboreado, eheheh.
Por isso aqui fica mais uma receita de cupcakes (adaptado do livro Hummingbird Bakery Cake Days) com dulce de leche vindo directamente da Argentina ... ah e a critica gastronómica da Sílvia!
 


























Para 12-16 cupcakes

Para a base:
- 80g de manteiga sem sal amolecida
- 280g de açúcar
- 240g de farinha
- 1 colher de sopa de fermento
- 1/4 colher de sopa de essência de baunilha
- 2 ovos grandes
- 150g de leite condensado cozido ou dulce de leche

Para o topping:
 - 500g de açucar em pó
- 160g de manteiga sem sal
- 50ml de leite
- 100gr de leite condensado cozido ou dulce de leche (mais algo mais para decoração)

Pré- aqueça o forno a 190ºC e preencha com forminhas de papel uma placa de muffins.

Bata com a ajuda da batedeira eléctrica a manteiga, o açúcar, a farinha, o fermento e o sal em velocidade baixa até obter uma consistência parecida com migalhas de pão.
Misture à parte o leite,a essência de baunilha e os ovos à mão até a mistura estar homogénea . Coloque 3/4 desta mistura nos ingredientes secos e bata com a batedeira em velocidade baixa até combinarem.Vá aumentando a velocidade da batedeira até a mistura se apresentar suave e espessa. Por fim adicione o restante do leite baunilha com ovos e bata até a mistura estar novamente suave.
Preencha as formas até 2/3 da sua capacidade e leve ao forno por 18 a 20m, ou até crescerem.

Antes de os desenformar, deixe arrefecer na forma por algum tempo.

Para o topping

Misture o açúcar em pó com a manteiga, com a ajuda da batedeira eléctrica em velocidade baixa, até a mistura apresentar uma consistência arenosa. Adicione o leite e continue a bater,inicialmente em velocidade baixa  e progressivamente aumentando até obter uma mistura suave e cremosa.Por fim adicione ainda o dulce de leche ou o leite de condensado cozido e bata bem.

Quando a base dos cupcakes estiver fria pode decora-los com o topping com a ajuda de uma espátula.


A Critica da Sílvia:

" A seguir a uma fina camada estaladiça surge uma explosão de sabor. Depois vem uma mescla entre as várias texturas, onde a harmonia está presente em todo o seu esplendor"

Espero que gostem tanto quanto a Sílvia (que é também ela um cupcake elegante e muito docinha:)!




0 comentários:

Enviar um comentário